segunda-feira, 28 de março de 2011

Formação de Pedagogos em debate


                                                                
                                                                                                              

   FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS EM DEBATE


A que se destina a formação em Pedagogia?

  O curso de Pedagogia aplica-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na Modalidade Normal, na Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, em áreas que estejam previsto conhecimentos pedagógicos.

Em que consiste a docência?

  A docência consiste à princípio em trabalhar com informações e habilidades
compostas por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, que resultará na consolidação
proporcionada pelo exercício da profissão, fundamentando-se em interdisciplinaridade,
contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética, sensibilidade afetiva
e estética. Esse processo deverá constituir-se em múltiplos olhares, em embasamento teórico-científico, relacionados à vida cotidiana, a cultura, a arte, leitura e entendimento das relações sociais, étnico-raciais, políticas, econômicas, além do próprio processo educativo.

 Que domínios o curso de Pedagogia propicia?
   O curso de pedagogia propicia à docência, a participação da gestão, avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral, a elaboração, a execução, o acompanhamento de programas e as atividades educativas, de acordo com os princípios legais e constitucionais de forma à buscar sua qualificação continuada.

 Que princípios fundamentam o exercício da profissão e o que eles significam?

  Os princípios que fundamentam o exercício dessa profissão se encontram basicamente em espaços escolares, ou não-escolares, compreendendo a ação educativa e o processo pedagógico, bem como, suas relações sociais , étnicos-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia. Significa dizer portanto que a Pedagogia seus objetivos e princípios devem levar em conta, a realidade histórica, confluentemente com conhecimentos acerca de diferentes tradições culturais e das ciências, além de valores, posturas éticas, manifestações laborais, estéticas e lúdicas.

 O que é necessário para a formação do licenciando?

  A formação do licenciado em Pedagogia tem como base a Docência que permite a atuação na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e em disciplinas pedagógicas dos cursos de nível médio, na modalidade Normal e de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, em disciplinas pedagógicas que estejam previstas, o planejamento, a execução, avaliação de programas e projetos pedagógicos em sistemas e unidades de ensino, e também em ambientes não-escolares.


Quais são as aptidões a serem desenvolvidas pelo pedagogo?

 O Pedagogo desenvolverá aptidoões tais como:
Compreender, cuidar e educar de forma a contribuir para o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social de seus alunos de forma ética;
Trabalhar para promover a aprendizagem em diferentes fases do desenvolvimento humano;
Respeitar as manifestações e necessidades individuais e coletivas dos educandos;
Aplicar modos de ensinar diferentes linguagens de forma interdisciplinar de acordo com o desenvolvimento cognitivo e faixa etária dos alunos;
Promover e facilitar relações entre instituições escolares, comunidade  e família;
Ter uma postura investigativa, entendendo a realidade como uma complexidade;
Respeito às diferenças;
Estudar e utilizar seus conhecimentos pedagógicos e científico.


 Quais as contribuições da Disciplina Estágio na estrutura do curso de
Pedagogia?

  A Disciplina  Estágio no curso de Pedagogia é imprescindível, uma vez que representa na prática tudo o que podemos absorver durante o curso teoricamente.