sábado, 28 de maio de 2011

Repercussão de Amanda Gurgel no Programa Faustão para todo Brasil.

              



      


Muito obrigada por ter emprestado a sua voz como instrumento de reflexão da prática pedagógica e no quadro preocupante em que se encontra a Educação no Brasil. Você está nos representando muito bem. Meus Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Uma professora muito maluquinha – Ziraldo.


                          


Qualidades como ser amável, linda e cheia de idéias novas, para manter a turma animada é a personagem da professora muito maluquinha desse livro, cujo autor é Ziraldo.  Essa história mostra uma professora que tem um jeito particular de entender o mundo e isso faz com que os alunos a tenha como uma professora muito maluquinha.
O filme foi baseado no livro de Ziraldo.

domingo, 8 de maio de 2011


OBRIGADA MEU DEUS PELAS AMIGAS QUE TENHO E QUE O SENHOR CONTINUE ABENÇOANDO A NOSSA AMIZADE!
AMIGAS PARA SEMPRE...



FACED UFBA 06 DE ABRIL DE 2011.
                                                                                                                               

sábado, 7 de maio de 2011

reportagem destaque da semana:
de 01 a 06 de maio de 2011.


Comissão discute preconceito e discriminação na Educação Brasileira.
A Comissão de Educação e Cultura realizou hoje dia 04 de maio de 2011, uma audiência pública para discutir o tema preconceito e discriminação na educação brasileira. O debate faz parte da campanha global pela educação, realizada em mais de 100 países, desde 2003. O objetivo da iniciativa é exigir dos governos o cumprimento dos acordos internacionais da área.
Assistam a entrevista feita a deputatada como indica a referência .
ENTREVISTADA:                                    
Dep. Fátima Bezerra (PT-RN) - Pres. Com. Educação e Cultura.
REFERÊNCIA:
Câmara hoje. Comissão discute preconceito e discriminação na Educação brasileira.

domingo, 1 de maio de 2011

REPORTAGEM DESTAQUE DA SEMANA: DE 24 À 30 DE ABRIL:

Tem início a 12º Semana Nacional da Educação Este ano, a Semana tem como eixo o debate sobre o Plano Nacional de Educação, previsto para vigorar na década de 2011 a 2020.

Teve inicio nesta segunda-feira, dia 25 de abril,  a XII Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública de Qualidade. Este ano, a Semana tem como eixo o debate sobre o Plano Nacional de Educação, previsto para vigorar na década de 2011 a 2020. Trabalhadores/as em educação, estudantes, pais e demais membros da comunidade devem se inteirar da proposta em discussão no Congresso Nacional (PL 8.035/2010), a fim de verificar se suas demandas encontram-se atendidas no referido projeto de lei, e quais emendas são necessárias para aprimorá-lo.Também nesta semana, mais precisamente no dia 27, o Supremo Tribunal Federal deve terminar o julgamento da ADI 4.167, com relação ao tema pendente que envolve a fixação da hora aula-atividade na jornada de trabalho do/a professor/a. E a CNTE, a exemplo do que já ocorreu no conceito de piso salarial vinculado aos vencimentos iniciais das carreiras de magistério, espera que esse preceito da Lei 11.738 seja preservado pelo STF, dada sua importância para a melhoria dos índices de qualidade na educação básica pública brasileira.

Como parte do calendário de atividades da Semana de Educação, a CNTE participará, por meio de seu presidente, da reunião ordinária da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados (dia 27, às 09h30min), momento em que apresentará as principais reivindicações da categoria acerca de projetos de lei em tramitação naquela Casa, em especial os que tratam do Plano Nacional de Educação, do critério de reajuste do piso salarial profissional nacional do magistério e da formação profissional para os funcionários de escola.

Também como parte emblemática da Semana, a CNTE enviará à Internacional da Educação (IE) - entidade a qual é filiada - informações sobre a educação escolar indígena no Brasil, com o objetivo de compor uma ampla pesquisa mundial sobre o assunto. A CNTE espera, ainda em 2011, arregimentar parte significativa de entidades de professores indígenas com o objetivo de pautar a formação e a valorização desses profissionais no conjunto das políticas públicas educacionais do país.

REFERÊNCIA:
Autor/Fonte: CNTE. SINTE PIAUÍ: NOTÍCIA. Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública de Qualidade. Publicado: 27/Abril/11 às 08:33. Disponível em: http://www.sintepiaui.org.br/noticia/912.
Visto no dia: 01 de maio de 2011 às 15:00.
A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER: EM TRÊS ARTIGOS QUE SE COMPLETAM.
        PAULO FREIRE.



O livro A importância do ato de ler: Em três artigos que se completam, relata no primeiro artigo: A importância do ato de ler, sobre a importância que tem a leitura nas nossas vidas, e que essas precedem o ato de ler apenas com decodificação e compreensão dos sentidos que as palavras dão em frases ou conjuntos de frases, mais do que isso, Freire destaca a importância que tem a leitura de mundo. Significa compreender a relação entre linguagem e realidade. Dessa forma ele relata suas memórias de vida, a começar pela infância, para exemplificar o que ele diz quando se refere à leitura de mundo.
Durante esse relato, Freire critica as leituras feitas de forma mecânica, memorizada, sem o devido adentramento nos textos. Ele nesse artigo descreveu que sempre analisou a alfabetização de adultos como um ato político, um ato de conhecimento, um ato criador, uma vez que, a alfabetização é a criação ou a montagem da expressão escrita e da expressão oral. Esta montagem não pode ser feita pelo educador para ou sobre o alfabetizador. Aí tem ele um momento de sua tarefa criadora.
De acordo com Paulo Freire, o ato de ler, implica percepção crítica, interpretação e re-escrita”. Quer dizer em outras palavras que a leitura mais crítica se possibilitada aos grupos das camadas populares, pode fazer com que eles compreendam mais e verdadeiramente suas origens, suas posições faces às injustiças a cerca das políticas no qual estão inseridas, de modo a organizar-se e até mobilizar-se quando necessário contra ações hegemônicas.
O segundo artigo: Alfabetização de adultos e bibliotecas populares – uma introdução faz abordagens sobre a alfabetização de adultos e de bibliotecas populares, ou seja, dos problemas da leitura e da escrita, da negação de sua natureza política do processo educativo, da impossibilidade da separação da política e do poder que circundam e perpassam pelos sistemas escolares. Quanto às bibliotecas populares ele deixa claro que a constituição do seu acervo, deve levar em conta as questões políticas e culturais, e que passem sob o local em que os alunos vivem e em seu ambiente escolar.
No terceiro artigo: o povo diz a sua palavra a sua alfabetização em São Tomé e Príncipe, fala da alfabetização de adultos no contexto da república Democrática de são Tomé e Príncipe, dos esforços e contribuições de Freire com a prática de alfabetização objetivando o entendimento dos fatos e situações vivenciadas pelas classes populares.
Sobretudo o que podemos concluir a respeito desse livro, Paulo freire (1989, p. 48) explicita bem quando diz:
O processo da aprendizagem na alfabetização de adultos está envolvido na prática de ler, de interpretar o que lêem, de escrever, de contar, de aumentar os conhecimentos que já têm e de conhecer o que ainda não conhecem, para melhor interpretar o que acontece na nossa realidade.

REFERÊNCIA:

·        FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. SP: Autores Associados. Editora Cortez. Coleção Polêmicas do nosso tempo. Volume 4. 1989.