domingo, 1 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER: EM TRÊS ARTIGOS QUE SE COMPLETAM.
        PAULO FREIRE.



O livro A importância do ato de ler: Em três artigos que se completam, relata no primeiro artigo: A importância do ato de ler, sobre a importância que tem a leitura nas nossas vidas, e que essas precedem o ato de ler apenas com decodificação e compreensão dos sentidos que as palavras dão em frases ou conjuntos de frases, mais do que isso, Freire destaca a importância que tem a leitura de mundo. Significa compreender a relação entre linguagem e realidade. Dessa forma ele relata suas memórias de vida, a começar pela infância, para exemplificar o que ele diz quando se refere à leitura de mundo.
Durante esse relato, Freire critica as leituras feitas de forma mecânica, memorizada, sem o devido adentramento nos textos. Ele nesse artigo descreveu que sempre analisou a alfabetização de adultos como um ato político, um ato de conhecimento, um ato criador, uma vez que, a alfabetização é a criação ou a montagem da expressão escrita e da expressão oral. Esta montagem não pode ser feita pelo educador para ou sobre o alfabetizador. Aí tem ele um momento de sua tarefa criadora.
De acordo com Paulo Freire, o ato de ler, implica percepção crítica, interpretação e re-escrita”. Quer dizer em outras palavras que a leitura mais crítica se possibilitada aos grupos das camadas populares, pode fazer com que eles compreendam mais e verdadeiramente suas origens, suas posições faces às injustiças a cerca das políticas no qual estão inseridas, de modo a organizar-se e até mobilizar-se quando necessário contra ações hegemônicas.
O segundo artigo: Alfabetização de adultos e bibliotecas populares – uma introdução faz abordagens sobre a alfabetização de adultos e de bibliotecas populares, ou seja, dos problemas da leitura e da escrita, da negação de sua natureza política do processo educativo, da impossibilidade da separação da política e do poder que circundam e perpassam pelos sistemas escolares. Quanto às bibliotecas populares ele deixa claro que a constituição do seu acervo, deve levar em conta as questões políticas e culturais, e que passem sob o local em que os alunos vivem e em seu ambiente escolar.
No terceiro artigo: o povo diz a sua palavra a sua alfabetização em São Tomé e Príncipe, fala da alfabetização de adultos no contexto da república Democrática de são Tomé e Príncipe, dos esforços e contribuições de Freire com a prática de alfabetização objetivando o entendimento dos fatos e situações vivenciadas pelas classes populares.
Sobretudo o que podemos concluir a respeito desse livro, Paulo freire (1989, p. 48) explicita bem quando diz:
O processo da aprendizagem na alfabetização de adultos está envolvido na prática de ler, de interpretar o que lêem, de escrever, de contar, de aumentar os conhecimentos que já têm e de conhecer o que ainda não conhecem, para melhor interpretar o que acontece na nossa realidade.

REFERÊNCIA:

·        FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. SP: Autores Associados. Editora Cortez. Coleção Polêmicas do nosso tempo. Volume 4. 1989.

Um comentário:

  1. Olá Paty, gostei muito do seu comentário sobre o livro, também ja li e acredito ser interessante para todos nos pedagogos em formação!!!!!!!!!!!Principalmente para alfabetizadores em exercicio.
    Bjss
    Geiza

    ResponderExcluir