sábado, 25 de junho de 2011

MEU DIÁRIO DE BORDO - COTIDIANO NA ESCOLA M. A. KARDEC DA GRAÇA: O ESPAÇO ESCOLAR COMO EIXO DE REFLEXÃO. ESTAGIÁRIA - Patrícia Ariane S. Lima.


    RELATO DO COTIDIANO ESCOLAR NA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTA I.                                                                                                              
Como proposta apresentada pela Professora Alessandra Assis da Disciplina EDCB 94 Estágio II da Faculdade de Educação da UFBA, como componente curricular parcial para formação em Pedagogia, a escola escolhida para estagiar de forma a compreender como é realizada a prática docente e o próprio espaço educativo foi a Escola Municipal Allan Kardec da Graça na turma do 1º ano no turno vespertino.  A minha proposta de Plano de Estágio tem como principais objetivos:
·         Conhecer o espaço escolar através de análises, observações;
·         Compreender a didática da escola;
·         Como é abordada a prática pedagógica;
·         O papel fundamental que possui o professor na sala de aula e como mediador do processo ensino-aprendizagem;
·         Qual a importância que os alunos atribuem à escola;
·         Contribuir de forma significativa para que o período de experiência no estágio traga resultados expressivos para ambos os lados, no que diz respeito principalmente ao processo de ensino-aprendizagem.
A justificativa baseia-se em ter a escola como eixo de reflexão, no sentido de analisar seu contexto, de forma a relacionar a prática com os fundamentos teóricos abordados durante o período da minha formação como futura pedagoga e com a Disciplina Estágio II componente curricular da Faculdade de Educação da UFBA, com o intuito maior de aproveitamento desse período, como parte fundamental para construção e mediação de saberes, entendendo que esses implicam questões políticas, sociais, culturais, econômicos, locais, globais, propriamente educacionais, e que esses intervêm ou perpassam também no processo de exercício da cidadania.
As ações pretendidas nessa escola sustentam-se em intervenções e atividades para desenvolver com os alunos a depender da disponibilidade da escola e da professora. Os meses previamente acordados para o estágio foram Abril e Maio e se for conveniente se estenderá até o mês de Junho.
 A ida há escola começa das 13h00min às 17h30min a princípio dias de segundas e terças-feiras e quando preciso ou necessário também em outros dias alternados da semana, inclusive na sexta-feira que é o dia do A.C para completar a carga horária exigida de 60 horas.
O estágio começa então no dia 04 de abril no turno vespertino, dessa forma:
·         Observação na sala de aula. Segunda-Feira no dia 04 de abril de 2011, no 1º ano à tarde:
Apresentação à escola com documentos, a turma do 1º ano e a Professora Maria Cristina. B. Barretto. Foi o primeiro dia de estágio. Nesse dia a professora mostrou como começa a aula. De início os alunos cantam algumas músicas, pergunta aos alunos quais deles querem ir ao banheiro ou beber água para que depois não dispersem a turma com interrupções para idas e vindas ao banheiro e bebedouro.
Todas as segundas-feiras a escola recebe a visita da professora de Artes. Essa tem uma dedicação ímpar em promover aulas com atividades relacionadas ao desenvolvimento de aptidões artísticas. Essa professora havia trazido na semana passada, atividades que os alunos fizeram com sues próprios nomes, desenhando, pintando e depois colocando suas produções no mural. Os alunos ficaram muito entusiasmados, pois, ao invés de ficar perguntando como se escrevia seus nomes, eles tinham que procurar no mural, ler e depois escreviam em seus cadernos. As segundas-feiras são dias em que os alunos ficam agitados para contarem como foram seus finais de semana.
 A professora de Artes deixou-me uma observação que considerei muito importante, quando fizessem atividades que envolvam: desenhos, pinturas, expressões artísticas, sempre valorizar as atividades que eles desenvolverem de forma a criar estímulos para que progridam.
A professora da turma demonstrou uma preocupação muito grande com a quantidade de alunos matriculados na turma, que comparado a mesma série da turma do ano passado de 2010, tinha quase o dobro. A quantidade de alunos esse ano de 2011 são de 31 alunos sendo que desses freqüentam em média 30. O desnível entre os alunos para fazer algumas atividades também é grande, pois, alguns já conseguem ler e escrever algumas palavras e pequenas frases e outros não conseguem sequer identificar algumas letras. Quanto a isso, a professora busca soluções para poder desenvolver a aula de forma a atender todos os alunos, analisando e trabalhando com a necessidade de cada um.
Outra questão que se destacou nesse primeiro dia foi à questão da indisciplina e pouca concentração por parte de poucos alunos para fazer as tarefas.
Nesse dia também a professora destacou a questão dos mobiliários na sala de aula, que não são apropriados para aquela faixa etária de criança, uma vez que são muito pequenas e as mesas também. Para cada quatro cadeiras, uma mesa. Seriam necessárias para essa faixa etária pelo menos mesas individuais com cadeiras próprias para sua faixa etária e estrutura corporal. Com o grupo de quatro cadeiras e uma mesa os alunos pouco se concentravam para fazer as atividades.
A atividade do dia foi o aprendizado da letra C e as palavras que começam com ela.
A escola por ter um espaço físico considerado pequeno, com quatro salas de aulas e dividir seu espaço físico com um centro espírita, não tem quadra e nem espaço para práticas de atividades de educação física, não possui biblioteca, os livros ficam em armários na própria sala de aula com outros materiais e os alunos não podem fazer muito barulho, para que não incomode os religiosos que ficam no outro lado do mesmo prédio.
·         Observação na sala de aula. Terça-Feira no dia 05 de abril de 2011, no 1º ano à tarde:
Foi um dia muito importante na escola. Data de comemoração dos 88 anos da escola. Dia de discussão, apresentação dos alunos em forma de coral, palestra e discussão no auditório concedido pelo centro espírita. A diretora e os professores discutiram a importância daquela escola na comunidade que perdura a gerações. No final foi distribuídas fatias da torta em comemoração a data de fundação com todos que dela fazem parte.
·         Observação na sala de aula. Segunda-Feira no dia 11 de abril de 2011, no 1º ano à tarde:

Análise da relação professor-aluno na sala de aula, assuntos e conteúdos abordados. Dia de continuação de ensino as outras letras do alfabeto.
A escola passou por problemas na tubulação de água, nas turmas em que tinham aulas do 1º e 2º ano, a escola preferiu fazer rodízios de aulas, nos dias de segunda, quarta e sexta, respectivamente dias 11, 13 e 15 de abril, tinham aulas dessas turmas e nos outros das demais, nessa semana.

·         Observação na sala de aula. Quarta-Feira no dia 12 de abril de 2011, no 1º ano à tarde:

Na Quarta-Feira, dia de análises do planejamento escolar da turma de 1º ano. Foi muito interessante, pois, a professora trouxe uma pasta com anotações de progressão dos alunos e dificuldades que eles têm em alguns conteúdos. O planejamento escolar da professora é dividido em quatro unidades por áreas de conhecimentos: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. A professora trouxe seu plano de aula, conteúdos programáticos, contendo também sua forma de avaliação. Ela permitiu que analisasse e escrevesse os pontos principais para inserir no relatório.
 As atividades de hoje envolviam a disciplina matemática. O conteúdo foi antecessor e sucessor, uma vez que todos já sabem pelo menos contar de 1 a 10. E escrever em extenso números de 1 a 5. Da Língua Portuguesa foi revisar o alfabeto de A à Z e o conto da história rápido como um caracol que os davam noções de Grandeza e habilidades que tem cada animal.

·         Observação na sala de aula. Sexta-Feira no dia 15 de abril de 2011, no 1º ano à tarde:

Em virtude da quebra da tubulação de água que a escola estava solucionando nesse dia não teve aula para nenhuma das turmas no vespertino. Entretanto, os professores foram e organizaram as atividades da próxima semana. Na próxima semana, como tem muitos dias comemorativos, à professora relacionou atividades que envolvessem essas datas para que desenvolvêssemos, como: Dia do Índio (19 de abril), Dia de Tiradentes (21 de abril), Semana Santa e Páscoa.

·         Observação na sala de aula. Segunda-Feira no dia 18 de abril de 2011, no 1º ano à tarde:
           Não teve aula na escola em virtude do conserto da tubulação de água.

·         Observação na sala de aula. Terça-Feira no dia 19 de abril de 2011, no 1º ano à tarde:

Nesse dia comemoramos o dia do Índio com leituras, explanação do por que comemorarmos esse dia, considerado tão importante para reflexão da contribuição cultural dos povos indígenas para a nossa sociedade atual, como forma de Oficina, sob orientação do plano de estágio (elaborado por criação própria, de minha autoria), além de atividades que envolvem a escrita, desenhos, pinturas e música: Os Indiozinhos, Autor Desconhecido (Ver Apêndice A).  O resultado foi satisfatório uma vez que os alunos aprenderam um pouco sobra à cultura indígena e suas contribuições, aprendendo de forma a valorizá-los, a respeitá-los conhecendo mais sobre a sua história. As crianças da turma de 1° ano vespertino da E. M. Allan Kardec da Graça ficaram muito entusiasmadas e isso refletiu também de forma positiva em mim e na professora.

·         Observação na sala de aula. Quarta-Feira no dia 20 de abril de 2011, no 1º ano à tarde:

A professora falou sobre os outros dias comemorativos: Dia de Tiradentes, Páscoa e Semana Santa, por que comemoramos. Fez a distribuição depois dos ovos da páscoa e explicou o que ele e os outros símbolos representam. Nesse dia também a professora fez a distribuição de brinquedos para que eles brincassem na sala. Preferiu não passar atividades, pois eles estavam muito ansiosos por causa do feriado.
                 
·         Observação na sala de aula. Segunda-Feira no dia 02 de maio de 2011, no 1º ano à tarde:

Aula de Português – Nome e sobrenome de todos os alunos presentes.
Artes - A professora de artes trouxe atividades lúdicas para os alunos reproduzissem o seu modo em cartões com corações para entregar as mães em sua homenagem no mês de maio, semelhantes ao de Romero Brito e falou sobre sua biografia. Os alunos amaram e empenharam-se a desenhar e pintar os corações muito bonitos e coloridos.

·         Observação na sala de aula. Quarta-Feira no dia 09 de maio de 2011, no 1º ano à tarde:

Atividade passada pela professora: ditar as palavras para que colocassem no caderno, escrever depois essas palavras no quadro para que eles corrigissem e contar as letras e sílabas dela. Intervalo lanche e momento de brincadeira entre os alunos na própria sala de aula. Os alunos depois ainda estavam eufóricos quando a professora decidiu fazer leitura de um livro para que eles ao pouco fossem se acalmando e retomar a atividade que estavam fazendo.
Conto de história O menino e a Avenida.

·         Observação na sala de aula. Quarta-Feira no dia 12 de maio de 2011, no 1º ano à tarde:

Atividade de Língua Portuguesa, palavras para completar com letras que faltam e pintar os desenhos que ilustram as palavras. Hora do intervalo.
Continuação da atividade.

·         Observação na sala de aula. Sexta-Feira 13 de maio de 2011, no 1º ano à tarde:

Dia em que foram poucos alunos apenas dois a professora deu atividades que estavam pendentes de pintura e matemática.
Organização das atividades.
Separação das atividades feitas desde o início do ano letivo para entregar aos pais e avaliação do nível de aprendizado e desenvolvimento de cada aluno registrado no caderno.
A professora nesse dia também me mostrou um texto que ela possui Sugestão de Rotina para ela seguir. É planejado para ser utilizado ao longo da semana, mas pode ser feito de outra forma a depender do desenvolvimento da turma. Está organizado da seguinte forma:


·         Língua portuguesa              Atividades permanentes:
 Leitura pelo professor de texto informativo                 (notícia, reportagem, resenhas, artigos).
Roda de conversa (definir e planejar     intervenções).
Leitura pelo professor do texto literário (lendas, poesias, crônicas, contos).
Ler para brincar (parlendas).                                                                                                                                                                       Leitura pelo professor de texto de divulgação científica (exemplo: Ciência, Hoje para crianças).
                                                     Agenda (nomes).
Roda de conversas.
Leitura pelo professor de texto literário (lendas, poesias, crônicas e contos).
Projeto de leituras.
Base alfabética:
Leitura e Escrita.

·         Matemática                              Números e Operações.
                                                                        Espaço e Forma.
                                                                       Medidas e Grandezas.      
                                                                       Jogos.


                                           
·         Observação na sala de aula. Segunda-Feira. 16 de maio de 2011, no 1º ano à tarde:

Roda de conversa com os alunos para eles contem como foi seu final de semana.
Intervalo lanche.
Atividade de Português:
Ver as figuras e escrever o nome e as que estão com o nome e desenhar.

·         Observação na sala de aula. Terça-Feira 17 de maio de 2011, no 1º ano à tarde:

Atividade para pintar as figuras de acordo com a letra indicada: b, c, d, f, g, h, j.
Intervalo lanche.
Atividade para escrever os números por extenso de 0 a 10.

·         Observação na sala de aula. Quinta-Feira 19 de maio de 2011, no 1º ano à tarde:

Correção da atividade de matemática que foi passado dia 18/05/11:
Cobrir o número 6 e copiar.
Contar quantos pontos tem a faces tem o dado e escrever.
Ordem crescente e ordem decrescente.
Contar os números.
Recreação com brinquedos de montar, feitos de tubos plásticos.
Atividade para identificar as vogais e pintar.

·         Observação na sala de aula. Sexta-Feira 20 de maio de 2011, no 1º ano à tarde:

A professora sempre traz em anotações no caderno como ela se planeja, então seu planejamento anual parte dos objetivos de trabalhar com habilidades que envolvem:
- Linguagem oral: usos e formas.
- Linguagem escrita: prática de leitura.
- Análise e reflexão sobre a língua.
- Números naturais e sistema de n. decimal.
- Operações com números naturais.
- Operações com números naturais e racionais.
- Espaço e Forma.
Grandezas e Medidas.

Todos os conteúdos trabalhados em quatro unidades divididos em bimestres.

·         Observação na sala de aula. Segunda-Feira 23 de maio de 2011, no 1º ano à tarde:

A professora sempre começa a aula com rodinhas para que os alunos possam contar como foi o final de semana.
A professora falou sobre a importância da Higiene nas nossas vidas e como hábitos saudáveis.
Intervalo lanche.
Atividades de matemática Operações entre Números naturais, adição e subtração.

·         Observação na sala de aula. Quinta-Feira 26 de maio de 2011, no 1º ano à tarde:

A professora passou atividades de matemática com assuntos de forma e grandeza.
Intervalo lanche e continuação das atividades.

·         Observação na sala de aula. Segunda-Feira 04 de junho de 2011, no 1º ano à tarde:

Dia para organizar as atividades dos alunos e preparação da professora para o A.C.
Na sala de aula a professora passou atividades de português e depois do intervalo os alunos foram para casa, uma vez que os horários de aula na escola são reduzidos.
Intervalo lanche e momento de brincadeira entre os alunos.
Nesse dia a professora falou sobre o mês no qual comemoramos as festas juninas e sobre a sua importância para a cultura nordestina e brasileira.

·         Observação na sala de aula. Segunda-Feira 06 de junho de 2011, no 1º ano à tarde:

Dia da festinha de encerramento do meu estágio na escola. Entretanto, como criei um vinculo com a escola, a professora e a turma, continuo mantendo contato.
Gostaria também de ter registrado o dia da festinha de encerramento do meu período de estágio, mas não foi possível, pois a máquina digital apresentou falhas e não tinha nenhum outro aparelho digital no momento para registrar esse dia que foi tão lindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário