domingo, 24 de abril de 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA



PATRÍCIA ARIANE SOUZA LIMA



PLANO DE AULA
 COMEMORAÇÃO DO DIA DO ÍNDIO






Salvador
2011

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

PATRÍCIA ARIANE SOUZA LIMA





PLANO DE AULA 
 COMEMORAÇÃO DO DIA DO ÍNDIO






Plano de Aula: Oficina de comemoração do dia do Índio, apresentado ao Curso de Pedagogia da UFBA, como requisito parcial para avaliação da Disciplina, EDCB 94 – Estágio II Turma 01, ministrada pela Professora Alessandra Assis.





Salvador
   2011
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO II
DISCIPLINA - EDC B94 ESTÁGIO 2
PROFESSORA - ALESSANDRA ASSIS
ALUNA - PATRÍCIA ARIANE SOUZA LIMA


PLANO DE AULA


Oficina de
Comemoração do Dia do Índio



1.       INTRODUÇÃO:

Todo dia é dia de índio, mas de todas as datas do nosso calendário, uma foi reservada para que possamos refletir sobre os índios, sua cultura, local e modo de vida. Comemoramos no dia 19 de abril assim a preservação dos valores, costumes dos povos indígenas, a manutenção de suas terras e suas manifestações culturais.
A data é comemorada principalmente nas escolas. Foi criada em 1943 pelo ex-presidente Getúlio Vargas com o Decreto Lei número 5.540.

2.       OBJETIVOS:

·         Mediar através da leitura de livros que mostrem a importância dessa data para nossa cultura e parte da formação da etnia brasileira.
·         Valorizar e destacar a contribuição dos índios no âmbito da cultura na questão de valores, alimentação e outros, na formação da nossa sociedade.
·         Socializar leituras, escritas, atividades e efeitos que a abordagem do conteúdo vai proporcionar aos alunos.
·         Relacionar o conhecimento prévio que já traz os alunos acerca das características dos índios para discussão em sala de aula.

3.       CONTEÚDO:

Leitura, atividades, música Os Indiozinhos (autor desconhecido).                   

4.       ANOS:

1º ano do Ensino Fundamental I.

5.       TEMPO ESTIMADO:

De uma a dois dias.

6.       MATERRIAL NECESSÁRIO:

Livro:
Santos, Ubiraci Gonçalves; Silva, Pedro Gabriel. Vai começar a brincadeira! Editora Ética do Brasil, 2008. História e Cultura Afro brasileira e Indígena.  Volume 1. 1º ano do Ensino Fundamental.

Atividades:
Cândido Gustavo. Jogos e desenhos para pintar. Brincando de índio. Collor Kids. Ano 5, nº 31, ano 2009. Editora Alto Astral.

Rosa, Franco de. Colorindo com os animais. Atividades Educativas Lúdicas. Nº 18. Editora Escola.

Vamos Brincar. A criança vai adorar! Escolinha. Passatempos e Atividades Educativas Lúdicas. Editora Betivegna. Edição 104. Ano 2009.

7.       Desenvolvimento:

       1º etapa - Música Os Indiozinhos (Autor Desconhecido).

        1, 2, 3, INDIOZINHOS
        4, 5, 6, INDIOZINHOS
        7, 8, 9, INDIOZINHOS
        10 UM PEQUENO BOTE

        IAM NAVEGANDO PELO RIO ABAIXO
        QUANDO O JACARÉ SE APROXIMOU
        E O PEQUENO BOTE DOS INDIOZINHOS
        QUASE VAZIO VIROU

        1, 2, 3, INDIOZINHOS
        4, 5, 6, INDIOZINHOS
        7, 8, 9, INDIOZINHOS
        10 UM PEQUENO BOTE

         IAM NAVEGANDO PELO RIO ABAIXO
        QUANDO O JACARÉ SE APROXIMOU
        E O PEQUENO BOTE DOS INDIOZINHOS
        QUASE VAZIO VIROU
        QUASE VAZIO VIROU
        QUASE VAZIO VIROU
        MAS NÃO VIROU!

       (AUTOR DESCONHECIDO)

1ª etapa

A música começa cantando a quantidade de pequenos índios dentro do bote. Dessa forma também podemos trabalhar a questão de Contagem na disciplina Matemática a começar de 1 a 10, por exemplo, e depois se estender aos poucos aos demais. Além de abordar o contexto de vida, moradia e cultura indígena.

2º etapa
Estabelecer uma relação da música os indiozinhos com a história da cultura indígena e mostrar aos alunos a importância de respeitá-los. Respeitar e preservar também a natureza.

3º etapa
Através da Arte de desenhar e pintar, perceber e aprender quais são as principais características dos índios, de cantar a música, da leitura e discussão a respeito desse dia comemorativo.

8.       AVALIAÇÃO:

Acompanhar as aprendizagens desenvolvidas pelas crianças observando:
- Atenção à leitura realizada pelo professor;
- Participação e realização das atividades.
A avaliação é continua e processual, tendo como maior finalidade proporcionar a aprendizagem dos alunos acerca da pluralidade cultural e de povos que existem no Brasil, valorizando a singularidade de cada um.


9.       REFERÊNCIAS:


·         SANTOS, Ubiraci Gonçalves. SILVA, Pedro Gabriel. Vai começar a brincadeira! Editora Ética do Brasil, 2008. História e Cultura Afro Brasileira e Indígena.  Volume 1. 1º ano do Ensino Fundamental.

·         CÂNDIDO Gustavo. Jogos e desenhos para pintar. Brincando de índio. Collor Kids. Ano 5, nº 31 ano 2009. Editora Alto Astral.

·         ROSA, Franco de. Colorindo com os animais. Atividades Educativas Lúdicas. Nº 18. Editora               Escola.

·         Vamos Brincar. A criança vai adorar! Escolinha. Passatempos e atividades educativas. Editora Betivegna. Edição 104. Ano 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário